quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CABEÇA DE BLOG




Estou devendo postagens por aqui, mas é que visitei umas exposições em São Paulo | SP e estou na escrita sobre elas.
Uma exposição foi a Bienal de São Paulo, uma exposição de exposições e haja escrever para dar conta de tanta arte vista!
Quem quiser dar uma espiada já tem duas postagens, uma antes do final do evento, na verdade no último dia, a MinHa bIEnal 31 e,  já começando a contar detalhes do que vi MinHa BIEnal 31_Desenhos.
E vem mais, porque a minha bienal continua.
Mas aqui o assunto é o novo cabeçalho do blog, testado neste e vamos ver se vai ser levado ao principal.
O blog está de modelo novo também, isso experimentei faz um tempo e ainda não comentei com vocês. Quis um fundo neutro, e que tudo ficasse em um bloco só, as postagens e os elementos da barra lateral, como ainda pode ser visto no blog principal




Não vou me deter nessa mudança, fica para a postagem que já está sendo escrita e precisa de uns ajustes que é para ficar claro como se faz para personalizar o modelo, pois com o template do que jeito que fica assim que se muda



este é o fundo padrão do modelo Picture Window, que não tem nada a ver com o que escrevo, mostro aqui ou no outro blog.
Canso de ver blogs com o fundo carregado de imagens e sem relação com o assunto tratado, ou mesmo todos usando o mesmo fundo, o que não dá um caráter um pouco mais pessoal ao seu blog.
Gosto de fundo neutro, o escuro é sempre uma opção pra mim.
Mas e o cabeçalho?
Basta olhar para cima e ver o espaço onde está o meu nome de artista e notar que ele está deslocado para um canto. Isso me incomodava, queria centralizado, mas foi ficando desse jeito especialmente pelas trocas de modelos.
Hoje me deu vontade de mexer nisso e mudei e procurei deixar do jeito desejado com algumas operações.
Primeiro tenho de falar que não uso o recurso disponível no blog


pois clicando em Layout [ver em laranja na coluna à esquerda], depois de aberta uma página como essa da figura, vai ver o Cabeçalho e clicar em Editar e vai abrir uma janela. Ali está o  Título do blog, no meu caso, Marga Ledora Teste. Se eu quiser é este o nome que vai aparecer desse modo




e também pode acrescentar uma descrição do blog


Eu não simpatizo com essa aparência, por isso, como sou artista e lido um pouco com editores de imagem, pego uma imagem minha, escrevo o nome do blog sobre ela e uso como Cabeçalho. Isso é ou pode ser mais trabalhoso até, mas faço com gosto!
Não pensem que acertei a largura do Cabeçalho de primeira, criei a imagem com o nome, percebi que ficou menor e procurei na internet um modo de centralizá-la, o que achei sem demora no Just Dreamy.
Nna tentativa inicial ficou maior, me esqueci de ver como havia personalizado o modelo e saber quantos pixels ele tinha de ter de largura e o resultado foi



Para encurtar conversa, conto como se chega ao botão Personalizar




clicar na coluna da direita na palavra Modelo, aguardar e logo aparece o botão PERSONALIZAR. Clicando nele, abre o Designer de Modelo e, a seguir, o clique tem de ser em Ajustar Larguras




Acima dele está o botão de Plano de Fundo, prestem atenção nisso, porque é nele que resolvemos a questão do tipo de fundo que queremos em nosso blog. Bem, deixem eu voltar ao Cabeçalho.
Falamos em larguras, no botão de Ajustar Larguras, é que damos uma olhada no aspecto das medidas do do blog todo e da barra lateral. O que me interessa é a largura Todo o blog, que determinei depois de olhar na parte inferior da página, onde, enquanto mexemos nessa largura, já vamos tendo uma ideia de como vai ficar se aumentarmos ou diminuirmos as medidas na barra horizontal maior. Determinei que seja de 1220 pixels para ficar bem "acondicionado" na página o blog.
Lembrada a medida, eu parti para seguir o que li no Just Dreamy, a sugestão ali é fazer dois arquivos, um com a imagem que se quer e outro maior e transparente, assim





as bordas xadrez são o lugar da transparência, eu centralizei minha imagem sobre ela. Este é um processo à parte, tem de saber mexer com um editor, nem que seja um simples como o GIMP. Ou, pode pegar uma imagem, foto da internet com o cuidado de dar a fonte ou o autor em algum ponto visível do blog.
Eu escrevo sobre a imagem também num editor de imagem, escolho a fonte, a cor, o tamanho dela e a posição onde devem ficar as palavras, por isso, quando vou editar o cabeçalho, na janela que se abre escolho a opção de não deixar o titulo visível


e salvo. Não esquecer de voltar ao Layout e Salvar a organização e só depois disso Sair do blog, do contrário você não efetiva as alterações feitas.
Falei de tantas coisas que não estou certa de ter deixado claro, portanto, havendo dúvidas, perguntem, ok?
Ficou faltando dizer que o arquivo de imagem transparente tem 1220 pixels de largura, como o Todo do Blog e tiver de acertar minha imagem sobre esse arquivo, um procedimento no GIMP. Também tenho de verificar por que razão as bordas transparentes ficaram pretas., mas aí está o blog de cabeça nova!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Slideshow_2

Continuo na busca por sliders.
Encontrei programas, mas não me interessei, estou ansiosa demais para ficar testando certas coisas e alguns são para testar, não simpatizo com isso, muitas vezes só podemos experimentar, não é permitido sequer que a gente salve o que fez.

Descobri nos geradores de slideshow uma saída interessante. Li no eHOW que, com eles, "não precisa ter gráficos de design ou conhecimento de codificação", aliás no mesmo texto há uma definição bem clara do que seja um slideshow online:
é uma biblioteca de fotos animadas que passa automaticamente as imagens que você incluir neste recurso. Você tem a opção de incluir as imagens digitais de sua escolha e, em seguida, publicá-la em uma página da internet.

Isso é exatamente o que quero e, no site de que estou falando, há a descrição do passo a passo d e três geradores de slideshow, o Free Source, o MyPicPals e o
Quacklt. Eu experimentei o MyPic! Vejam o
resultado


Neste slideshow estão as fotos que inseri na postagem do blog oficial 31ª Bienal de São Paulo_ainda não fui*

sábado, 20 de setembro de 2014

Slideshow_1

Num instante ele vai estar assim


noutro...


e de instante em instante a imagem que aparece é outra. Isso acontece automaticamente no que chamam de slideshow. Resolvi experimentar no blog de teste o slideshow com imagens da minha galeria no Flickr, com reproduções de desenhos meus e, por enquanto, uma fotografia.

É bem prático esse recurso, pois fica na sidebar divulgando o meu outro espaço na internet, porque é também um link. É só clicar nele e vai ser levado ao meu Flickr. Notei, enquanto estava configurando a apresentação de slides, que se colocamos apenas a opção Palavra-chave o que aparecem são imagens que estão nesse site, seja o Flickr, o Picasa ou outro. Eu optei pela opção Usuário por querer que vejam imagens que são minhas.

Dá para decidir a velocidade em que as imagens vão sendo mostradas. Em Opções, podemos escolher como vai ser aberta a página quando clicamos no slideshow, eu gosto de que abra em outra aba do navegador.

Eu não sabia exatamente como fazer esse tipo de slideshow, não sabia que há um gadget no próprio no blog para isso. Achei tudo bem explicado neste link Dicas Blogger
Tudo começa com a seleção do item Layout, a seguir clicar em  Adicionar um Gadget




e aguardar que uma janela se abra


Há outros tipos de slideshow, quero ver se encontro um para as postagens mais lidas e um programa para fazer slideshows que eu possa inserir dentro de postagens. Encontrar os recursos adequados exige pesquisa.
Ainda não sei se vou levar esse slideshow para o blog oficial, vou aguardar um pouco.
Estou gostando de ter esse blog de teste!







domingo, 15 de junho de 2014

ThingLink


E o que é o ThingLink que eu usei na foto da postagem Sibylle Peretti do meu blog oficial?
Vejamos a foto



ali no canto há o logotipo dele.
Coloque o cursor foto e vai ver o que está oculto, algo como o que vemos nesta outra foto do cantor e músico Louis Armstrong


há botões ali, cada um deles leva a uma informação.
Usei a seta para o link de um vídeo e   para informação, no caso da minha postagem leva ao link da página do site da artista Sibylle onde se encontram a foto que compartilhei e muitas outras de esculturas dela


O ThingLink é uma ferramenta muito boa para tornar interativa uma imagem. É algo desejável disponibilizar informações assim desse jeito simples, sem ocupar espaço no texto, sem atrapalhar a apreciação da foto, deixando o visitante à vontade para escolher o que quer ver, na ordem que desejar. É possível colocar muitos desses botões informativos, não sei ainda se há um limite.
Aprendi isso e muito mais na oficina de Produção de Conteúdo e Curadoria de Web que terminou há poucos dias lá na OC Hilda Hilst, em Campinas | SP. A coordenação foi de Larissa Meo, que é jornalista e designer.
Vou falar muito nela por aqui, Larissa passou uma infinidade de ferramentas que ainda não testei e são boas demais para quem tem blog, site, Facebook, Twitter e outras redes sociais.
É preciso se registrar no ThingLink para aplicar nas fotos os botões. Dá para escolher o formato do botão, o ponto na imagem onde quer que ele fique, as informações que você quer que sejam linkadas.
Botão para vídeo é ótimo, porque já abre uma janela e a gente vê ali mesmo, se quiser.
Não gostei do  logo do ThingLink visível o tempo todo, mas o resto é muito interessante, útil.
No canto direito pode-se compartilhar nas redes.
Na verdade, ele não é só uma ferramenta, as imagens preparadas com os links são compartilhadas ali  e tocadas quando a pessoa gosta, como as curtidas no Facebook.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Quebra de página, mais informações


Alguém reparou na postagem O que é o que é que apareceu esse Mais informações logo abaixo da imagem?
Pois eu só vi depois de publicada!
Não sabia qual era o efeito de clicar no botão da barra de ferramentas de escrever postagens no blog, que se parece com a do editor de texto Word


Vi que apareceu uma espécie de fenda


e continuei a escrever.
Foi uma surpresa quando publiquei e dei falta do texto. Aí li o Mais informações, cliquei e abriu a postagem inteira noutra página. Embora tenha me agradado o recurso neste caso, afinal há uma questão no título da postagem e a quebra logo abaixo da imagem foi interessante, trouxe um certo mistério... não sei, não precisava, o mistério se desfaz mesmo apenas na postagem do blog de teste.
Eu tentei retirar aquilo dali, mas não houve jeito. Ainda tenho de verificar se há como corrigir, mudar a quebra de lugar, por enquanto aprendi a vantagem de, quando a quebra é bem pensada, deixa a sequência de postagens longas com uma aparência melhor, como está dito no site Várias dicas para Blogs.
Vale ler as explicações, o passo a passo neste site, inclusive a dica no final de fazer as tais quebras em todas as postagens anteriores.

terça-feira, 10 de junho de 2014

B de Blogger


O que se vê nas abas do navegador em azul e vermelho é um teste, um retalho de foto

Ainda vai ser com meu nome
e quadrado, do contrário, não é aceito, não se encaixa na posição de Favicon.
É mais uma descoberta recente do legal que é ter um favicon personalizado no blog. Aliás, eu não sabia o que era isso, para ser sincera. Aprendi assistindo a aulas gratuitas de Wordpress*
no final do mês passado num site de cursos online chamado Eduk. Foi Ludy Amano quem falou o que era exatamente o favicon.
No template, que é como se referem ao modelo quem entende do assunto e prefere usar o termo em inglês, há uma estrutura invisível, é o Layout
 A gente escolhe uma imagem com formato quadrado de até 100 Kb. Uma observação que faço é a de o Blogger podia dar as medidas em pixels em vez de determinar o tamanho máximo do arquivo que cabe ali. Depois clica em editar, abre uma janelinha, pede para procurar no computador a imagem desejada e preparada no formato pedido e logo ela vai subir, é o upload do arquivo. Salve e peça para visualizar, a página do blog vai abrir e, se gostou, é só clicar Salvar organização,
Quero falar em outras postagens sobre Blogger e  Wordpress. Ambos são o que chamam de plataforma. Não achei uma definição da palavra plataforma para esse caso, mas é a estrutura onde colocamos os dados de nossos blogs e sites. A web é uma imensa plataforma, bota imensa nisto.
Estou pesquisando opiniões sobre as duas plataformas, os argumentos para desqualificar o Blogger e incensar o Wordpress, plataforma que tem uma versão paga e outra gratuita e que para ter todas os recursos tão alardeados é preciso comprar domínio e pagar por hospedagem, além de ser mais complexo para se criar um blog ou site nela.
Já descobri que existem muito mais plataformas disponíveis do que podia imaginar e que é bom a gente pensar qual vai ser o tipo de blog ou site que se quer, se de vendas, profissional, cultural, para postar novidades para os amigos etc.
E mais, é essencial ter em mente que um blog ou site bonitinho, cheio de botões para o visitante/cliente clicar mas sem conteúdo não vale nada!
Conteúdo é rei, como disse Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft!**
Ah,o Favicon pessoal eu usei, em princípio, sem jeito devo admitir, para dar uma cara menos blogger.
Mas é gostoso poder personalizar o blog!


_______

* Aqui está o link do curso que você compra o direito de assisti-lo online sempre que quiser. Não sei como isso funciona,     nunca comprei curso da Eduk nem tentei assistir clicando no botão verde


 Assisto nos dias em que tenho certeza de que é gratuito, que não vou me comprometer de adquirir o curso. Não simpatizei com esse negócio de ficar online e não ser enviado o curso num DVD, ou poder fazer o download dele. Nas aulas gratuitas tem havido transmissão ruim, com interrupções e mesmo ficando fora do ar, as pessoas reclamam e o conselho é comprar. Seus cursos são muito bons, de qualidade, não estou colocando isso em dúvida, conto o que vivi e sei de outras pessoas que passaram pelo mesmo problema durante as aulas gratuitas.

** Participei da Oficina de Produção de Conteúdo e Curadoria de Web com a coordenadora Larissa Meo recentemente e foi ela quem citou a frase de Bill Gates.
Ainda vou comentar, contar o que rolou nessa oficina e o que aprendi. Já posso adiantar que ter participado dela tem muito a ver com ter dado início à reforma do blog.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Nova navbar, ops, cabeçalho




Mais um teste no novo template agora que é uma mistura de dois templates, creio eu.
Depois eu conto um pouco sobre os templates, também sobre o processo de fazer o upload de um deles e em seguida eu me decidir por um modelo disponível pelo próprio Blogger.
Podia ter escolhido outra fotografia, um desenho ou vários para essa imagem inicial do blog, mas como este aqui é um blog teste para que eu possa fazer a reforma do blog principal, achei por bem colocar a foto de um tapume de uma série de fotos, feitas em 2013, que chamei de Olho da rua.
É um tapume pintado por algum pichador, ou grafiteiro. Faz parte de uma palavra, eu acho.
Vai ser preciso me desculpar pelas imprecisões, eu não pretendia deixar o blog aberto a visitas, foi uma ideia que me surgiu há poucos minutos, no curto espaço de tempo que levei para fechar o vitrô do cômodo onde estou trabalhando e a janela do quarto e pensar no quanto já é tarde.
Costumo tomar notas de informações necessárias para não faltar ou faltar o menos possível de informações na postagem.
Numa próxima eu trago o nome do site de onde trouxe o template, que é o que dá uma cara, uma aparência aos blogs, sites, é sua estrutura. É uma experimentação, pode não dar certo, posso não gostar, não me adaptar, ou perceber que não me permite trazer todos os elementos que preciso para essa nova fase do blog.
Por enquanto vou apenas contar o que for descobrindo e não aconselho ninguém a me seguir e alterar seu blog. A única dica que fica é de criar o blog teste, aí sim vale a brincadeira, porque, do contrário, pode se perder coisas que são importantes para você no blog.
Por ora é isso, a reforma começou!
Ah, ainda ficou faltando explicar por que se trata de um cabeçalho e não uma navbar.
Tudo a seu tempo, ok?

domingo, 8 de junho de 2014

Teste_1

Neste blog vou testar mudanças de template e outras alterações antes de aplicar no principal.
Sim, ele vai passar por uma reforma mais radical.
Tenho medo de fazer isso direto nele e descobri essa possibilidade de ter um blog de teste.
Já levei muito susto à toa sem saber desse tipo de blog.
Para começar, vou testar aparências.
Talvez experimente templates gratuitos.
Vou experimentar o Travel:






ML